quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Aversão ao Casamento ??

Ok vou voltar ao tema...


E apesar de não saber escrever em html, nem por links nem fotos, este post é dirigido ao blog amiguinho da minha amiga CRISTINA LOL e eu cito nomes PONTO....


Ela fez uma metáfora (muito engraçada) sobre relações, em que considerava haver pessoas do tipo 'marta' que apreciam o porco ainda no seu estado infantil, isto é enquanto leitão... há outras, porém, que desejam experimentar o porco adulto e folgam em estimar o porquinho, cuidando dele e têm a paciencia de o nutrir e de o ver crescer para depois tirarem partido e apreciarem o presunto e o chouriço presenteados apenas pelo porco na fase adulta. Bom a metáfora tá muito mais gira, convém irem LER a dita no blog dela...


By the way sou vegetariana, não como carne MORTA ;) de qualquer das formas metaforicamente posso imaginar-me a comer leitão e até consigo chegar ao chouriço e ao presunto, uma vez que a maior parte da minha vida comi carne morta, e confesso que adorava presunto.... (chouriço só com favas)... o ponto que eu quero passar é que eu não sou aversa ao casamento, nem pouco mais ou menos! Não serve é para mim....

Até acho que o casamento possa ser uma forma de convivio saudável para quem goste de comer sempre o mesmo presunto... e na volta o porco fornece presunto de grande qualidade e saboroso durante o resto da vida do porco (que são 6 meses LOL) o que se passa comigo é que eu até chego ao varrasco mas ter de levar com o animal o tempo todo, conviver com as suas manias e com os seus habitos, e sobretudo ter de partilhar o meu espaço com o bicho, e ter de alterar o meu modos vivendi em função do bicho, e acima de tudo não poder experimentar outro leitão sem que nasça algo na cabeça do bicho.... isso é que não... sou demasiado egoísta para ser generosa a esse ponto, que se lixe o presunto e venham os leitões.... mas o mesmo leitão pode virar varrasco e certamente posso vir a apreciar a carne tenra do porco adulto sem ter de conviver e manter um compromisso com o dito.... cada macaco no seu galho, ou por outra, cada porco no seu curral e soltem os leitões ;)

Posto isto, no outro dia fui arranjar as unhas e ao meu lado estava (também a arranjar as unhas) uma Senhora com uns 70 anos, give or take a few... eramos 4 mulheres: 3 na casa dos trinta e a dita Senhora. Das 3 trintonas, duas estão casadas há cerca de 5/6 anos e a outra (EUzinha) solterissima.

A Senhora já contava com 45 anos de casamento. Até aqui tudo maning nice.... Massss o mais interessante é que a conversa deu para o sexo... eu (que sofro de diarreia verbal crónica) tentei inicialmente conter-me, em consideração à Senhora, mas à medida que fomos conversando a Senhora mostrou-nos uma abertura enorme quanto ao tema, e explicou que casada há 45 anos, sexo ainda o pratica sim, obviamente não com tanta frequência que o fazia em adolescente, mas que quando o faz tem prazer, e apesar do marido, que já ultrapassou largamente a fase do porco adulto, ter de tomar algo para o ajudar a armar tenda, apesar disso o sexo é prazerouso.

Foi, sem duvida, um 'arranjo de unhas' bastante animado, e esclarecedor.... afinal 45 anos a comer o mesmo presunto e ainda gostar e sobretudo conseguir come-lo com prazer, apesar da placa dentária, é sem duvida uma raridade nos dias de hoje....

Na minha opinião o ser humano tem vontades próprias que mudam ao longo da sua vida, vontades essas que passam também pelo desejo sexual, o qual é, há seculos, reprimido socialmente. A grande culpada desta censura passa, na minha opinião, pela igreja católica, base da nossa sociedade, onde tudo o que dá prazer é considerado pecado, e onde o sexo serve apenas e só para procriar, nem pensar ter qualquer tipo de prazer... ai MEU DEUS que é pecado... Ok eu sei que a maior parte das pessoas da minha geração já não pensam desta forma, mas a mudança deu-se há relativamente pouco tempo, hoje não conheço ninguem da minha geração que pratique sexo apenas com o intuito de procriar, todavia a maior parte das minhas amigas casadas, fizeram-no, incoerentemente, através da igreja católica. Na base da igreja católica está o conceito de casamento, de fidelidade e sobretudo de monogamia que encontramos na nossa sociedade....

Contudo, tudo começou quando há muito muito tempo alguem iluminado decidiu criar o casamento (confesso que não fui estudar sobre o assunto, logo admito vários erros históricos.... ) porque tinha a consciencia que não sendo monogâmico, a poligamia (quiçá promiscuidade) do ser humano podia interferir na paz da sociedade, uma vez que, na impossibilidade de estabelecer com rigor a paternidade, a filiação apenas podia ser contada por linha feminina. Como consequência, as mulheres, como mães, iriam possuir uma arma de domínio absoluto.
O iluminado, macho, aproveitando o facto do homem ser o mais forte e a mulher fisicamente mais fraca, aproveitando também o facto da mulher ter de amamentar a cria, instituiu o casamento para estabelecer a ordem e a paz entre os seres e para que os homens passassem a ser produtivos e deixassem de pensar nos desejos sexuais a toda a hora.... Assim através do casamento impunha-se a monogamia e acabava-se com o poder das mulheres LOLLLL e acabava-se com a guerra entre os homens, tudo é mais facil de gerir.... (Granda teoria minha....)

No entanto, apesar de nós termos nascido numa sociedade criada pelo iluminado, não temos necessáriamente de concordar com ela...

Eu por exemplo discordo, e não me interpretem mal, não concordo com o casamento e com a sociedade como ela é, mas acho que para a maioria das pessoas isto funciona.... se funciona para quê mudar???... eu só mudei porque discordei, mas aceito que possa passar muitos anos a comer sempre o mesmo presunto, sem ter de dormir com o porco ;)

2 comentários:

Cristina Rodo disse...

Olá cá estou eu...
LOL

"Ela" arranjou a referida metáfora porque o post anterior a este era bastante menos... digamos que tolerante... nesse parecia que todos os amantes de porco eram considerados uns anormais. Ela só quis mostrar que há gostos para tudo...

PS: Vegetariana??? Wau...
PS2: É a primeira vez que tenho pena de não arranjar as unhas... será que ajuda a ter apetite sexual depois dos 70?
PS3: O que eu me vou rir no dia em que voltares a enfiar um porquito em casa... LOL

void disse...

Genial, um dos melhores posts que já li :)

Btw, julgo que tens razão no que diz respeito à monogamia. A igreja católica instaurou esse pormenor quando conseguiu dominar o império romano, a fim de acabar com as orgias (que eram prática comum na época) - coisa perfeitamente pagã - e controlar melhor a malta.

É por isso que eu não gosto de religião. Não necessariamente pelas orgias :), mas porque qualquer tipo de controlo psicológico me faz confusão.

In any case, escreves muito bem, parabéns :)